Coleção
Artigos de periódicos
Item
Gestão de dados científicos: um estudo bibliométrico e altmétrico na Dimensions
Metadados
Identificador persistente
Link de acesso
Autor(es) / Criador(es)
Gontijo, Marília Catarina Andrade | Hamanaka, Raíssa Yuri | Araujo, Ronaldo Ferreira de
Resumo
Objetivo.
A pesquisa objetivou analisar a produção científica sobre gestão de dados científicos indexada na base de dados Dimensions.
Design/Metodologia/Abordagem
A partir da busca pelo termo “research data management” foram recuperados 677 artigos, analisados por meio de indicadores bibliométricos e altmétricos. O sistema Altmetrics.com foi utilizado na coleta de dados em fontes virtuais alternativas para a aferição da atenção on-line recebida pelos artigos recuperados. Também foi utilizado o software VOSviewer para a elaboração de redes bibliométricas de acoplamento bibliográfico de periódicos e coocorrência de palavras-chave no título.
Resultados/Discussão
A partir da análise das 677 pesquisas recuperadas, observou-se um crescimento da produção científica ao longo dos anos (1970-2021). Os países/regiões com maiores índices de publicações foram os EUA (133 artigos), Alemanha (91) e Reino Unido (53). Entre os autores mais produtivos se destacam Andrew Martin Cox (13 artigos),Stephen Pinfield e Marta Teperek (sete cada) e Mary Anne Kennan e Amanda L. Whitmire (seis cada). Os periódicos científicos que mais apresentaram artigos publicados foram International Journal of Digital Curation, Journal of eScience Librarianship e Data Science Journal, com 74, 38 e 25 publicações respectivamente, e entre as áreas de pesquisa: Information and Computing Sciences com 483, Information Systems com 362 e Library and Information Studies com 113 artigos. E as temáticas com maiores proximidades e ocorrências na produção sobre gestão de dados científicos, além do termo “research data management”, foram “university” e “data”.
Conclusões.
A multidisciplinaridade em gestão de dados científicos foi demonstrada pelas publicações ocorrerem em diferentes campos de pesquisa, como Information and Computing Sciences, Information Systems, Library and Information Studies, Medical and Health Sciences e History and Archaeology. Os países com maiores índices de publicações foram Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Cerca de 60% das publicações tiveram pelo menos uma citação, com um total de 3.598 citações encontradas, caracterizando-se um impacto acadêmico crescente.
Originalidade/Valor
Este estudo bibliométrico e altmétrico permitiu acompanhar o desempenho da literatura sobre gestão de dados científicos. A temática foi investigada na base Dimensions e analisada por meio de indicadores de produtividade, impacto e atenção on-line.
Palavras-chave
Gestão de dados científicos | Bibliometria | Altmetria | Produção científica
Ano de publicação
2021
Periódico
Iberoamerican Journal of Science Measurement and Communication
Idioma
Português