Promoção da gestão, compartilhamento e reuso dos dados de pesquisa em Enfermagem, alinhados aos princípios FAIR
Financiamento: FAPERJ (APQ-1)
Coordenação: Dra. Simone Alencar
Período: 2021-2023
Em pesquisa recente realizada no Brasil foi identificada que na área de Enfermagem, que mais de 90% dos pesquisadores afirmaram conhecer pouco ou desconhecer o tema. Para minimizar essa situação, este projeto visa desenvolver ações de disseminação para a comunidade de pesquisadores da área de enfermagem com o intuito de estimular a gestão e compartilhamento de dados de pesquisa, alinhados aos princípios FAIR. Estes buscam tornar os dados localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis, por humanos e máquinas. As ações propostas neste projeto serão desenvolvidas por meio da Rede de Implementação GOFAIR Brasil Saúde-Enfermagem. Esta pesquisa será iniciada com um diagnóstico das práticas e percepções dos pesquisadores da área de enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, a seguir serão identificados repositórios nacionais e internacionais existentes na área de enfermagem visando o estímulo ao reuso de dados. Como continuidade serão desenvolvidas atividades de disseminação de boas práticas através de workshops com pesquisadores da área de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro para discussão do tema. Dentre os resultados principais destacam-se o letramento informacional acerca dos conceitos e das práticas relacionadas à gestão de Dados de Pesquisa alinhados aos princípios FAIR para pesquisadores da área da Enfermagem, a geração e compartilhamento aberto de material didático sobre o tema através de website e o fortalecimento da Rede de implementação GO FAIR Brasil Saúde-Enfermagem sob o protagonismo do Estado do Rio de Janeiro, através da coordenação da Unirio.
Rede GO FAIR Brasil Saúde Enfermagem: gestão de dados de pesquisa FAIR na área de Enfermagem
Coordenação: Sonia Regina de Souza e Eliza Cristina Macedo
Participantes: Simone Alencar, Patricia Correa Henning, Teresa Tonini, Ines Maria Meneses dos Santos, Tais Veronica Cardoso Vernaglia, Danielle Galdino de Paula
Período: 2020-2025
Considerando as novas formas do fazer científico, voltadas para o compartilhamento e no reuso de dados de pesquisa, este projeto tem por objetivo apresentar a Rede GO FAIR Brasil Saúde Enfermagem, coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia do Espaço Hospitalar, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Essa Rede se propõe a trabalhar no fortalecimento e disseminação dos princípios norteadores da boa gestão de dados denominados FAIR (Findable, Accessible, Interoperable e Reusable), de forma articulada e colaborativa com os seus membros, dentro do domínio da enfermagem. Trata-se de pesquisa de natureza conceitual e/ou descritiva, com abordagem exploratória, qualitativa, quantitativa, mista ou revisões sistemáticas da literatura que visem o levantamento dos padrões de interoperabilidade existentes, de acordo com as especificidades dos diferentes domínios da área da Enfermagem, nas principais bases de dados científicas, utilizando-se metabuscadores, através de termos controlados e não controlados, todos relacionados ao tema ciência aberta, dados abertos, gestão de dados, princípios FAIR, GO FAIR e Enfermagem.